sábado, 3 de abril de 2010

Terceiro dia em ROMA! :)

Dia de conhecer as partes mais antigas e históricas de Roma, começando pelo Coliseu! :)

O que dizer? Mais um lugar surpreendentemente GIGANTE e belo! O Coliseu foi encomendado pelo imperador Vespasiano em 72 d.C. O grande anfiteatro de Roma foi construído em área pantanosa, no terreno do Palácio de Nero. Acredita-se que a arena tenha esse nome não por seu tamanho, mas em razão de uma estátua enorme, o Colosso de Nero, que ficava próximo dali.

O Coliseu sediava combates mortais de gladiadores e lutas entre animais selvagens - espetáculos oferecidos gratuitamente ao público pelo imperador e por cidadãos ricos. A obra seguiu um projeto muito prático, e suas 80 entradas davam fácil acesso a 55 mil espectadores.
Escavações do século XIX revelaram sob a arena (foto abaixo) corredores de onde havia uma rede de elevadores e jaulas das quais animais eram soltos para os combates.

As quatro fileiras de muros externos foram erguidas em estilos diferentes. As três mais baixas são em arco: a do fundo com colunas dóricas, a seguinte com jônicas e a terceira com coríntias. O nível superior supotava um enorme toldo, que protegia os espectadores do sol.

Saindo do Coliseu, indo em direção ao Palatino, encontramos o Arco de Constantino, que comemora a vitória do imperador Constantino sobre Maxêncio. Boa parte dos medalhões, relevos e estátuas foram resgatados de obras anteriores. No interior do arco há relevos que mostram uma das vitórias de Trajano.


Chegamos ao Palatino, monte em que a aristocracia romana morava e os imperadores erguiam seus palácios. Logo na entrada já estavamos andando pela área denominada Domus Augustana e em seguida a Domus Flavia, as imponentes ruínas do imenso palácio de Domiciano do século I a.C.



Na foto abaixo, um dos cômodos da Casa do imperador Augusto, uma das partes mais bem conservadas dessas ruínas. Havia também a Casa de Lívia, sua mulher, onde moraram em uma galeria subterrânea extensa e bastante decorada, costruída por Nero.


As Cabanas de Rômolo fundador de Roma (foto abaixo), perto da Casa de Augusto, são da Idade do Ferro (século X a.C.), o que fornece base arqueológica para os laços lendários que ligam a área à fundação da cidade: diz a lenda que Rômulo e Remo cresceram nessa colina, no século XVIII a.C.


Na foto abaixo, vista do Fórum Romano, desde a colina do Palatino.


O Fórum Romano era o centro da vida política, comercial e judicial da Roma Antiga. À medida que a população crescia, no entanto, o Fórum foi se tornando pequeno e em 46 a.C. Júlio César construiu um novo prédio. Os fóruns mais novos ficaram conhecidos como 'Fóruns Imperiais'.


Os monumentos mais bem preservados são dois arcos do triunfo. O Arco de Tito comemora a derrota da Revolta Judaica por Tito em 70 d.C. O mais novo Arco de Sétimo Severo (foto abaixo) de 203 d.C. registra as vitórias do imperador em Pártia (território hoje ocupado por Irã e Iraque).



Na foto abaixo, a Basílica de Constantino e Maxêncio, do século IV d.C. E ao lado, fica o Templo de Rômulo, que agora faz parte da igreja.


A maior parte das outras ruínas do Fórum são de templos ou basílicas. Estas últimas, enormes edifícios públicos, serviam de tribunal e local de negócios. Na ponta oeste do Fórum está o que restou da Basílica Julia (bem ao centro da foto abaixo), em honra a Júlio César, e a Basílica Aemilia.


O mais doido de tudo isso, é pensar em toda a história que se passou nesse lugar. Tantas pessoas, tantos acontecimentos que datam mais de 2 mil anos. Coisas que só estudamos por livros e filmes, mas que tem muito mais valor estar ali e ver com nossos próprios olhos. Ver além do que só um monte de pedras e restos, pois se encaramos assim, não tem a menor graça. Depende dos olhos de quem vê. :)


O bom de Roma é fazer as coisas a pé. Andamos muito, pois os pontos principais a serem visitados estão muito próximos, mas são todos muito grandes ou extensos. Então, saindo do Fórum, logo chegamos a Piazza del Campidoglio, onde estão os Museus Capitolinos.

Em 1536, o papa Paulo III pediu a Michelângelo que remodelasse o Campidoglio, antes uma cidadela da Roma Antiga. O artista redesenhou a praça, renovou as fachadas de seus palácios (onde hoje são os museus) e construiu uma escadaria (fotos acima), a Cordonata, que atualmente é coroada pelas estátuas clássicas de Castor e Pólux.


Os Museus Capitolinos (o Palazzo Nuevo e o Palazzo dei Conservatori) ficam em lados opostos da imponente Piazza del Campidoglio. No centro está a cópia de uma estátua de Marco Aurélio (o original está no museu do Palazzo Nouvo).
A fachada do Palazzo Nouvo teve projeto de Michelângelo, mas a obra foi terminada em 1655 pelos irmãos Carlos e Girolamo Rainaldi. O Palazzo dei Conservatori foi iniciado em 1536 por Giacomo della Porta, que também se encarregou de concluir os projetos de Michelângelo nesta praça.


Infelizmente neste dia os museus estavam fechados e não visitamos.
Mas seguimos nossa caminhada e chegamos a Piazza di Venezia, onde há esta linda construção em homenagem ao primeiro rei da Itália unificada, Vittorio Emanuele II.

Esta imponente construção foi completada em 1925, toda em mármore branco, com uma enorme escadaria que termina em colunas coríntias. Também dispõe de várias fontes e esculturas, uma delas da deusa Victoria. A estrutura mede 135 metros de largura e 70 metros de altura. Aí se encontra o museu da unificação da Itália.


Ao centro da grande escadaria, há uma estátua de bronze do próprio rei Vittorio Emanuele II. Muito lindo! Uma construção de presença indiscutível. :)
Próximo à praça, sentamos por um momento para fazer um lanchinho rápido, enquanto admirávamos estas belezas a nossa volta, e aproveitamos a parada para mais um sorvetinho italiano! :) Delííícia!


Passando a Piazza di Venezia, logo chegamos aos Mercados de Trajano.

Maravilhas do mundo clássico, os Mercados de Trajano revelam hoje uma pálida imagem de seu antigo esplendor. O imperador Trajano e seu arquiteto construíram este complexo com 150 lojas e escritórios no início do século II d.C. Os Mercados vendiam desde sedas e especiarias do Oriente Médio a peixe fresco, frutas e flores. Era também o local em que se adminstrava a distribuição de cereais: cada homem romano tinha direito a uma ração diária grátis de milho. As lojas abriam cedo e fechavam ao meio-dia. Quase todas eram administradas por homens.

O Fórum Trajano foi construído entre 107 - 113 d.C. na frente dos mercados, como um vasto espaço aberto delimitado por colunas e uma estátua eqüestre do imperador. Atualmente as ruínas são dominadas pela Coluna de Trajano (na foto abaixo aparece sua base). A espiral de 30 metros do monumento é gravado com cenas minuciosas das campanhas vencidas por Trajano na Dácia (atual Romênia).

Voltamos pela Via dei Fori Imperiali, observando além do Mercado de Trajano, o Mercado de Augusto e de César também. E mais a frente ladeando o Fórum Romano, voltamos para o Coliseu. Já era noite e ele estava todo iluminado. Coisa mais linda! :)



Paramos no Café Oppio em frente ao Coliseu para fazer a nossa jantinha. E pedimos maaaaais macarrão! Todos pedimos pratos diferentes e fomos fazendo um rodízio de pratos para provar todos os molhos. Um deles chamado de 'caccio e pepe' estava suuuuper apimentado. Mas todos muito bons!

E este foi mais um dia em Roma! :)
Ciaaao!

2 comentarios:

  1. Rááááá!!

    Po, o que falar desse dia?! Vamos ver... Falar que começamos e treminamos o dia em outro lugar que simplesmente não vai sair da cabeça... Po, o Coliseu é FODAAA!!

    Bem, vamos começar: Coliseu, Palatino e Forum Romano... Lugares que eu me arrepiava só de saber de toda a história que aconteceu ali!!
    Muito massa ler todas aquelas infos sobre o Coliseu... das tortutas e dos glariadores!! Pensar que aquilo realmente aconteceu!! Já no Palatino o negócio foi diferente, ver a Casa de Augusto!! Caramba!! Algo inesquecível também... Ainda mais que tomei um berro na orelha por encostar nas paredes!! ai ai ai...

    hauahuahahauhauaha

    O Forum Romano foi um lugar lindo também... Po, construções que eram da época de Julio César, os acontecimentos daquele lugar... LINDO!! Ah... e muita pedra!! :D

    Ahhh... O Campidoglio e o monumento à Vittorio Emanuele II!! Lindos também... o templo de Vittorio Emanuele II é algo simplesmente colossal!! GIGANTE pra falar a verdade!! Lindo, todo branco de mármore... Maravilhoso!!

    Aí chegamos nos Mercados de Trajano... Lindo lugar também, com os Foruns de Trajano, Julio César, Augusto e Nerva! Foda, todos com poucas colunas... Fiquei imaginando o que não se passou por esse lugares!! :)

    Ao final do Forum de Nerva, avistamos o Coliseu de longeeee... Lindo, todo iluminado!!
    Aí paramos para tirar váááárias fotos... e depois jantar outra Pastaaa!! Lasagna!! Hummm... Tava uma delícia!! E o mais foda era olhar para o outro lado da rua e ver o Coliseu!! Show de bola!!

    É isso.. chega né?!

    uahuahauhau

    te amooo... :*

    ResponderEliminar
  2. Sim....o Coliseu parecia pequeno!
    Só parecia, porque quando a gente chegou foi surpreendente.
    E nós curtimos ele por mais de um dia.

    A cada pouco ele aparecia para a gente!!

    Esse foi mais um dia que vimos muitas coisas!
    Eu fiquei de queixo caído com tudo que vi!!

    Realmente a história na sua realidade é muito
    interessante e vai fascinando a gente!!

    Amei esta na companhia de vocês para ver e estudar tudo isto.

    beijos a todos
    Amo vocês!!

    ResponderEliminar