lunes, 5 de abril de 2010

Quarto dia em ROMA! :)


Mais um dia de passeio! :)
Começamos pela Igreja de Santa Maria in Cosmedin (construção junto à torre na foto acima), que foi fundada no século VI sobre as ruínas de um antigo edifício. A Igreja fica na Praça da Bocca della Veritá (fotos acima e abaixo), onde era o Forum Boarium, um dos mais velhos mercados de Roma.


Na Igreja de Santa Maria in Cosmedin está a famosa Bocca della Veritá, a Boca da Verdade, máscara de Tritão com a boca aberta, feita em mármore, a quem a lenda medieval atribui o poder de morder os dedos da mão de um mentiroso que ousasse inseri-la na abertura.
Como boa dica do André, passamos ali e tiramos a nossa foto-turista com a mão na boca da verdade. A gente arriscou, mas ela não mordeu. Bom sinal, né? hehehehe :)


Seguimos viagem beirando o rio Tibre para observar a Ilha Tiberina (foto abaixo), uma ilha em forma de barca que se formou no centro do rio, na zona em que atravessa a cidade perto do Campidoglio.


Nas fotos abaixo, ruas típicas de Roma, onde aproveitamos para tomar um sorvete seguindo rumo para a região de Campo di Fiori. Esse sorveeeete... Que delííícia!


Até que chegamos ao Campo di Fiori, (foto abaixo) em português Campo das Flores. É uma praça no centro de Roma e leva também o nome do bairro local. Todos os dias, exceto aos domingos, ocorre um dos maiores mercados da cidade, onde são vendidos desde flores, alimentos frescos à suveniers, artesanato, etc. Por isso a praça estava assim 'um pouco' suja, a feira havia acabado à pouco.

No meio da praça há uma estátua, de 1881, em homenagem ao filósofo Giordano Bruno, queimado vivo naquele local em 1600 pela igreja católica na condição de herege, por ter afirmado, assim como Galileu Galilei, que a Terra é que girava em torno do Sol (e não o contrário, como foi apoiado pela igreja).

Curiosidade: O Campo de Fiori é a única praça em Roma na qual não há pelo menos uma igreja. Mas há nesta praça parte da construção do Teatro di Pompeo (foto abaixo, parte branca da construção), e no local, haviam muitos estudantes de arquitetura desenhando este edifício. Super bacana!


Roma também tem 'bicing', como em Barcelona. Bicicletas disponíveis para os cidadãos por um preço fixo ao ano e suas regras, claro. Mas a iniciativa é muito legal! :)


Hora da parada calórica! :)
Escolhemos um restaurante chamado Magnólia, nesta praça mesmo. E ao fazer o pedido, adivinha?! Mais uma brasileira ganhando a vida na Itália, e para nossa surpresa, já não bastasse uma, havia 2 garçonetes da nossa terrinha. Sendo assim, fomos muito bem atendidos. E vejam só o nosso 'pratinho' de macarrão! :) Estava tudo muito gostoso, mais uma vez! :)


Depois do almoço, mais umas fotinhos pelas tuas típicas de Roma.


Abaixo, o Palazzo Ricci, de estilo renascentista, com pinturas já bem apagadas em sua parede, mas que era muito comum na época os proprietários contratarem artistas para decorar seus palácios.


Até que chegamos próximo ao Castelo Sant' Angelo. (foto abaixo).

Atravessamos a ponte Vittorio Emanuele II (foto abaixo) sobre o rio Tibre, cheia de lindas estátuas, assim como a ponte Sant' Angelo (foto acima), em frente ao castelo construída entre 134 e 199 pelo imperador romano Adriano. A ponte de Sant' Angelo é decorada com doze estátuas de anjos esculpidas por Bernini.


O Castelo Sant' Angelo, ou também conhecido como Mausoléu de Adriano, leva esse nome devido à visão que o papa Gregório, o Grande, do século VI, teve do Arcanjo Miguel, ao conduzir uma procissão pela ponte, rezando pelo fim da peste. Para celebrar esta aparição, uma estátua de um anjo coroa o edifício: inicialmente um mármore de Raffaello de Montelupo, e desde 1753, um bronze de Pierre van Verschffelt sobre um esfoço de Bernini.


Em 139, o castelo foi construído para ser mausoléu do imperador Adriano. Desde então foi cabeça-de-ponte para as muralhas da cidade do imperador Aureliano, cidadela medieval e prisão, além de abrigo seguro para papas em períodos de guerra ou agitação política.

Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos papas. Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália, no século XIX.


Do seu terraço temos uma linda vista panorâmica da cidade. Simplesmente maravilhoso ver o rio Tibre e toda a cidade aos nossos pés, além da linda cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano logo ali ao nosso lado.


E assim, terminou mais um tour por Roma.
E em todos esses dias, notamos a quantidade de motos (a Vespa não podia faltar né, fotinho abaixo) e principalmente carros super pequenos, de 2 lugares, como o Smart. Mas MUITOS mesmo. A cidade em si me pareceu meio caótica em relação ao trânsito e quantidade de gente. Em alguns lugares, me lembrou bastante São Paulo, pela sujeira, muvuca e congestionamento. O metrô, nem se fala, um dos piores que já andei aqui na Europa. Bem, até o metrô de São Paulo é muito melhor. :)

Neste dia a caminha foi longa e estávamos cansadinhos. O jantar não foi nada original, mas queríamos algo rápido então passamos no Mc Donald's perto do hotel e cama! :)

É isso aí, só falta mais um dia em Roma, e se acaboooou :(

2 comentarios:

  1. Oieeee!!!

    É... temos que falar que nosso tour no 4º dia começou aí mesmo... Depois da tentativa frustrada de ir no Circo Massimo e ver areia e apenas uma pequenina torre... :(

    Mas não dá nada né?! Esse dia foi muito gostoso... Desde o começo, em Santa Maria in Cosmedin, até o final, no Castelo de Sant' Angelo!! Achei linda a La Boca de La Verita! Mas não tinha muita coisa para fazer lá, né?! Pena que estava frio, senão poderíamos ter ido na dica do André... Senta e toma um chopp!! :)

    Depois de S. Maria in Cosmedin, o jeito foi tomar um sorvete depois de andarmos tanto né?! Até chegarmos no Campo di Fiori e aí sim... Repor as energias com maissss PASTA... Hummm... Estava muito bom... Sem falar das garçonetes brasileiras... A gente querendo perdir a comida e elas: "Vocês são brasileiros?!" hehehe... Foi legal... Depois do Campo di Fiori, andaaaa mais para chegarmos até o nosso destino final... O Castelo de Sant' Angelo!! Eu imaginava mais dele... Mas a vista panorâmica de Roma valeu muito a pena!! Ver o a Basílica de São Pedro lá de longe, foi lindo!!

    É... Estamos caminhando para o último dia...

    Vai deixar saudades ficar lembrando de tudo isso!! Momentos perfeitos!!

    Te Amo... Ah... Até agora já deram 141 fotos de 2 dias!! Ai ai ai...

    Bjoooo!! :*

    ResponderEliminar
  2. É.....
    Quando olho pra tudo isso, nem imagino que fomos capazes de andar tanto assim.

    Coisas mais ou menos interessantes!!!
    Só vendo pra saber.....Se não tívessemos ido ver o Circo Massimo não íamos saber que estava assim....neh Léo??

    Como diz minha amiga Marlene. Se for possível a gente precisa ver e conhecer tudo, assim pode opinar se foi bom ou ruim!!!

    E nós em Roma não deixamos passar nada. O que não vimos foi por falta de tempo. Mas pelo nosso livro de guia desbravamos muito de toda essa cidade histórica e cheia de surpresas em cada porta que entrávamos.

    Adorei tudo, mesmo as coisas mais bizarras!!

    Abs a todos
    Amo vc filha...e parabéns pela dedicaçao em colocar tudo aqui pra gente ver e viver tudo de novo!!

    mamis

    ResponderEliminar