viernes, 2 de abril de 2010

ROMA, nosso primeiro dia na Itália! :)

Bongioooorno! :)

Que emoção! Pisar pela primeira vez na terrinha dos nossos antepassados. :)
Chegamos em Roma no dia 20 de março. Eu, Leo, pai e mãe. Chegamos no aeroporto, por volta das 13h, e já passamos um pouco de aperto com a comunicação. Sim, nenhum de nós falava italiano, infelizmente! Eu ainda pretendo aprender, e acho que o saldo da viagem foi bom, pois acabei aprendendo alguma coisa. Molto bono, no? :)

Chegamos no Aeroporto Fiumicino, e demoramos um pouco, pois nossa mala sumiu. Graças a Deus, só pra dar um sustinho, pois quando a gente achava que tinham perdido, ela resolveu aparecer sozinha na esteira. Melhor assim, né?
Ok, e agora? Como vamos para o hotel? Felizmente eu e a mãe resolvemos conversar e não pegamos o metrô, pois eu tinha um endereço totalmente diferente do hotel que ficaríamos. Bom, como não tínhamos a localização exata do hotel, resolvemos pegar um transporte shuttle ali do Aeroporto mesmo. Não foi exatamente uma boa escolha, o cara mais parecia um louco dirigindo a 140km/h e nós, umas batatas virando purê no banco de trás... hahahaha. O que importa é que chegamos inteiros e todos a salvo no hotel. Deixamos nossas malas, pegamos um mapinha de Roma na recepção e logo saímos em busca de algo para comer.

Estávamos hospedados em um hotel, por sinal, muito bom. Escolha da mamis! Próximo a Estação Termini, principal terminal de trem e metrô, e ao lado da Basílica de Santa Maria Maggiore. E esta igreja, foi nossa primeira parada!


De todas as grandes basílicas romanas, Santa Maria Maggiore possui a melhor combinação de estilos arquitetônicos: o espaço central com colunas triplas faz parte da construção original no século X, o piso de mármore e o campanário em estilo românico, com metalhões azuis, são medievais; o teto em caixotões é obra do renascimento; e o barroco deu a igreja as duas cúpulas, capelas e as imponentes fachadas anterior (primeira foto) e posterior (foto abaixo).

Este templo é muito famoso por seus mosaicos. A maioria data do século X. O teto dourado foi presente de Alexandre VI, o papa Bórgia. Diz-se que foi usado nesta igreja o primeiro ouro trazido da América por Colombo.

Na foto abaixo, ao lado esquerdo a fachada da igreja e logo na sua frente a praça Santa Maria Maggiore e no cantinho, a mãããããe! :)

Seguimos nosso passeio. Logo numa rua bem estreita, próximo a praça Santa Maria Maggiore, encontramos a Basílica Prassede, que por fora, nem parece uma igreja. Aliás, muitas das que visitamos em Roma não se pareciam igrejas por fora. Diz-se que um dos motivos é que estas capelas foram construídas no interior das casas das pessoas que iniciaram a religião católica, ainda antes dela ser aceita e se transformar na maior e mais poderosa religião nos dias de hoje.

E, na minha opinião, Roma poderia ser chamada de 'A Cidade das Mil Igrejas', pois foi o que mais encontramos e visitamos nesses 5 dias de tour pela capital italiana.


O que me encantou na Prassede mesmo, foram os mosaicos. O teto e o altar dessa basílica eram fantásticos. Com certeza um dos mais belos que vi em Roma. (fotos abaixo) Eu amo mosaicos!



Pelas ruas de Roma, pixado em um muro: 'Grazie Presidente'. Isso deve ser bom ou ruim?


Andamos um pouquinho mais, visitamos mais umas 2 igrejas, caminhamos ao lado da Domus Áurea, e enfim, chegamos ao Coliseu. Que alucinante! Essa construção gigantesca é do século I. E pensar que ali, vários imperadores, aqueles que a gente estudou no colégio e vê em muitos filmes, estiveram ali assistindo a duelos entre animais e gladiadores. A-lu-ci-nan-te!
Bom, não foi o dia de entrar no Coliseu, afinal, já estava escurecendo e resolvemos dar mais uma volta pela região, jantar e voltar para o hotel descansar. Sendo assim, mais infos sobre o Coliseu no próximo capítulo! hehehe... :)



Jantamos próximo do hotel, e logo no primeiro dia já pedimos maaaassa e vinho! Hmmmm... Estava uma delícia! Aliás, foram 5 dias de regime de engorda a base de pizza, macarrão e o delícioso sorvete italiano. Logo logo, mais informações sobre nossas aventuras na Itália. Não percam! :P



Ciaooooo!
:)

4 comentarios:

  1. Ahhhh... Sempre me disseram que "Quem tem boca, vai a Roma", certo?! E nós fomos... uhauahuah

    Começando com aquele FELADAXUXA correndo que nem um mala... uauahuahauha... emocionante...
    e muitas igrejas mesmo... ahhh, e graças que a sua mãe comprou aquele livro, foi perfeito para essa caminhada perto da Santa Maria Maggiore!! Po, e depois andando por todas as ruas ali, nossa, foi sensacional!! Até vermos
    o Coliseu de longe... E você ainda achou que não era: "Aquilo não é o Coliseu, é muito pequeno" hahahaha

    E depois ainda, comer aquela pasta deliciosa.. um vinho, um banho e descansar no hotel... porque as caminhadas por Roma mal tinham começado!

    Foram dias que vão ficar pra sempre na memória!

    Amo você!!

    :*

    ResponderEliminar
  2. Pois é, fiquei na dúvida mesmo se era o Coliseu... de onde a gente estava vendo, pq depois de chegar mais perto e entrar nele, é oooooutra dimensão né? Simplesmente gigaaaante! De arrepiar! Lindo! :) hehehehe...

    Dias inesquecíveis com vocês mesmo... Saudades, vontade de voltar e viver tudo outra vez!

    ResponderEliminar
  3. Que legal o primeiro dia em Roma!!!
    Eu tb queria estar ali! hehehe

    Conheceram mtas coisas legais.. e da-lhe igrejas neh ehhe... tudo oq vc falou ali na Santa Maria Maggiore.. eu ja estudei.. e eh mto legal ver vc falando ali ehe..
    Te amo maninha..
    eh mto bom ver seus posts! hehehe

    ResponderEliminar
  4. E kel
    Sentimos a falta de vocês em Roma.
    Mas Cris e Léo foram companhias maravilhosas!!

    E nós aproveitamos muito tudo.

    Os lugares de Roma são simplesmente surpreendentes!!!

    Ficamos admirados com tantas igrejas e todas as suas esculturas, mosaicos, pinturas....
    Enfim....um museu inconparável!!!

    Valeu Dinarte, Cris e Léo.
    Nosso primeiro dia em Roma foi só o começo de uma grande aventura romana..hehehehe

    beijos

    mamis

    ResponderEliminar