lunes, 10 de mayo de 2010

Último dia em Basel

No passeio do último dia fomos andando a beira do Rio Reno do outro lado, na Klein Basel, que leva esse nome pois antigamente era considerada a parte 'pobre' da cidade. Atravessamos a primeira ponte, próximo da casa da Paula e do Alain e fomos andando até a ponte principal, chamada Mittlere Brücke.

Uma tranquilidade nas ruas. Pouquíssimos carros, muitas bikes. Havia pouquíssima gente nas ruas também, mas conforme o sol foi dando as caras, o pessoal foi saindo de casa pra passear e curtir o lindo dia ao lado do Reno. O que fiquei surpresa é que no verão, o rio é como se fosse a praia deles. É permitido mergulhar e muita gente costuma banhar-se!
Na foto abaixo, a construção de um antigo colégio. Assim como muitos outros edifícios, com lindos relógios em suas fachadas. Algo que me lembrou muito a cidade de Praga.


Mais fontezinhas com o dragão símbolo de Basel.

Caminhando a beira do Rio, logo fomos nos aproximando da Mittlere Brücke, a ponte mais importante e conhecidad de lá. Foi construída entre 1225-26.

Nesta ponte, em uma das extremidades, há a estátua de Helvetia. Figura feminina que simboliza a Suiça por séculos. Na foto abaixo sentada no lado norte da Mittlere Brücke, observa o rio sentido Alemanha.


Atravessando a ponte super movimentada já com o clima mais agradável , com muitas bandeiras coloridas e com o símbolo da cidade.


Como já comentei, o rio divide a cidade em duas partes: Grosse Basel (Grande Basiléia - parte rica) e Klein Basel (Pequena Basiléia - parte pobre). A tradicional 'inimizade' entre as duas Basiléias se reflete pela "Lällekönig" - a cabeça de um rei mostrando a língua - que encontramos em um edifício na extremidade sul da ponte. Em resposta a isso, a Klein Basel devolve o insulto celebrando uma festa carnavalesca conhecida como Vogel Gryff (Pássaro Grifo) onde figuras tradicionais do carnaval dançam de costas para a ponte.

Parada pra tomar uma cervejinha para provar uma das nacionais e pedir um prato tradicional do local. Afinal, eu queria conhecer! E assim como muitas outras culturas e países, a Suiça também usa muito batatas e queijo em seus pratos típicos. Preciso dizer que amo esses dois ingredientes?


Esse prato é chamado Rösti, feito com batata ralada e queijo Raclette derretido em cima com cebola frita e douradinha. Uma delícia!!! Afinal, o que não fica divino com batatas, cebola e queijo?


Logo caminhamos mais e chegamos até a Marktplazt, praça onde está a Rathaus (prefeitura). Sem dúvidas um dos pontos mais importantes pra se conhecer por ali. Simplesmente maravilhoso esse palácio renascentista restaurado, que ainda é oficialmente utilizado pelo governo até hoje. Infelizmente sua fachada ainda está em restauração e cheio dessas parafernalhas para atrapalhar a vista completa da construção...


E ali na Marktplatz estava rolando uma feirinha típica, com barraquinhas vendendo muitos tipos de queijos, salames, salcichões.


E então, foi nessa feirinha mesmo que paramos para eu provar os famosos salcichões suíços. Pedimos uma Kalbwrust e Cervelas. Muuuuito boas meeeesmo, apesar de uma cara super estranha! hahaha...

Com a barriga cheia, hora de caminhar mais um pouco pelas ruas agora mais agitadas. A vida nas cidades é outra quando há sol... :) Habia uma propaganda de uma expo de Basquiat que eu estava louca para ver, infelizmente, inaugurava no domingo que eu ia embora.

Chegamos no Kunstmuseum (foto abaixo). Hora de apreciar um pouco mais de arte! Ali está uma coleção de obras antiguíssimas que possui desde Holbein até Picasso em uma exposição permanente fantástica. Muitas peças lindas.


Mas o que eu mais gostei mesmo, foi uma exposição temporária do artista expressionista Albert Müller (fotos abaixo), nascido na Basiléia mesmo. Achei maravilhosas as suas obras. Tirei foto do que pude, até que os fiscais me chamaram atenção e já não pude registrar mais do que gostei tanto. Infelizmente! :)


Até Van Gogh (abaixo)... lindo esse quadro. Fiz foto só de um detalhe.


Hora de voltar pra casa. A Paula e o Alain já tinham ido no mercado enquanto eu estava no museu e fiquei de encontrá-los em casa, então, fui andando até lá e curtindo a paisagem, fazendo muitas fotos. Passei pelo Hotel Les Trois Rois (Os três reis, em francês), este que é um dos mais antigos hotéis da Europa, onde já estiveram hospedados Napoleão, Elizabeth II, Picasso... Chique não? :)

Curiosidade: A língua oficial da cidade é alemão, mas a maioria da população fala o Baseldytsch, um dialeto alemão. O alemão oficial é ensinado nas escolas e falado fluentemente por qualquer cidadão. Na região todos falam também inglês ou francês. Muitas expressões e palavras francesas são frequentemente usadas no dia a dia dos suíços.
O que eu fico abismada mesmo é como podem, línguas tão diferentes serem faladas num mesmo lugar. Mas acho muito legal, pra quem cresce ali, está feito com os idiomas já. Ao menos, já aprenderam os mais difíceis. Na escola, se você fala alemão, é obrigatório cursar o francês, e vice-versa.

Foi muito bacana entrar em contato com a língua alemã outra vez. Relembrei um pouco do que estudei no Brasil, e só fiquei com mais vontade de voltar a praticar e aprender mais outra vez. :)

Abaixo algumas fotos ao final de sábado, me despedindo de Basel.


E no domingo de manhã, acordei cedo para pegar o vôo devolta pra Barcelona, e a primoca me fez um café-da-manhã especial, com pãozinho trançado tradicional da região feito no forno na hora, quentinho e com geléia de frutas vermelhas e queijos. Hmmmmm... delíííícia! Me acostumaram mal... agora que voltei pra cá, hora de voltar pra dieta! hahaha... :P

E assim, foram meus dias na Suiça! :)
Beijos pra quem passar por aqui.
Ah, e quem deixar recadinhos ganha chocolate suíco... hahahahaha... Agora quero ver! Será que vai bombar?
:)

2 comentarios:

  1. Oieeee.
    O meu chocolate tá garantido....hahaha

    Adoro passar aqui e ver tudo que vc anda fazendo por aí.
    E ver as fotos e matar um pouco a saudades, ou aumentar...hehehehe

    Amei os lugares da Suiça...
    Cada cidade com seus encantos.
    Que maravilha.

    E vc sempre aproveitando tudo neh??
    Que bacana as coisas que vc viu no museu.

    Nossa....coisas do passado e super modernas...
    Agora entendo porque vc tem tanta inspiração.
    Gosta de observar todos os detalhes sempre.

    Parabéns Cris por tudo que tem aproveitado nas suas viagens e sua estadia aí em Barcelona.

    Que Deus continue te protegendo sempre.
    Beijos da mamis

    ResponderEliminar
  2. ahahah golpe baixo os comentarios, eu abro mao do meu! adorei a reportagem, altas propaganda ver se convence o pessoal vir me visitar!!!
    Adorei muito a tua visita, sabe que as portas tao abertas sempre!!
    beijos

    ResponderEliminar