

Começamos o dia suuuuper bem com um café-da-manhã caprichadíssimo! A Paulinha fez muffins de chocolate e pãozinho no forno. Tudo quentinho feito na hora!!! E o Alain fez um omelete para comermos com queijos e salame. Hmmmm... e eu só na mordomia, aproveitando o banquete! hehehehe... Aliás, o que mais fiz na Suiça esses dias foi comer, e muuuito bem! :)


Logo saímos para passear, e fomos até a colina ao lado do Rio Reno onde se localiza a catedral da Basiléia, chamada Münster. Nesta colina foi ocupada por civilizações por mais de 22 séculos, incluindo celtas e romanos, que podemos ver marcas de suas construções até hoje.

A Catedral foi construída entre 1019 até ser finalizada com as 2 torres em 1500, a catedral é toda de estilo gótico e românico. Infelizmente, uma das torres estava em restauração e também haviam obras em frente, mas na foto abaixo, se vê a fachada da catedral desde a praça Münsterplatz. Uma torre se chama St. Martin e a outra St. George. E abaixo, detalhe do relógio e estátua na fachada da frente.


Já no interior, o estilo gótico predominante. Cada banco tinha entalhes em madeira, um mais diferente e detalhado que outro. Destaque para este abaixo que achei muito massa!






Nas fotos abaixo a vista da lateral da Catedral, onde se encontra o Galluspforte (portal Gallus) considerado o mais importante trabalho escultural românico da Suíça.




Dando a volta na catedral, chegamos a uma espécie de miradouro para o Rio Reno e a cidade. Linda vista! :)















Neste dia visitamos mais uma igreja. Esta é a Elizabethen.
Construída entre 1857 -1865, foi a primeira igreja protestante erguida na Basiléia e é considerada a mais importante igreja neo-gótica da Suíça. Muito linda!





Subimos até sua torre para curtir uma vista da cidade. As escadas até o topo foram super cansativas, e uma parte delas em espiral toda de concreto e com uma passagem minúscula um tanto quanto claustrofóbica até, mas valeu a pena no final! :)


Na foto abaixo a estrutura do topo da torre vista de seu interior. Muito show!



Descer todo santo ajuda! Mas subir isso aí é que foi o perrengue! hehehehe... Que tal o tamanho da escadinha?! Achei muito legal essa foto! Lá embaixo a Stephanie, irmã do Alain, ele e a Paula.

Saimos da igreja e próximo dali, já passamos ela Fonte Tinguely.



O charme dessa fonte é mesmo ou no verão ou no inverno. No verão com a iluminação do sol e movimento da água em dias quentes. Mas no inverno, a água fica congelada formando outras figuras envolta desses mecanismos! Vi algumas fotos em postais da cidade e achei maravilhoso. Mas dei graças a Deus de não estar tão frio assim... :)


Passamos numa lojinha para comprar os 'macarons' e eu e a Paula provamos pela primeira vez. Uma delícia! Adorei... os que eu mais gostei foram os cítricos e com sabor de fruta. Não comi muitos, afinal, não são nada baratos! Em geral, achei mesmo tudo meio caro na Suíca. E na foto abaixo, bolos a venda para o Mutterstag (dia das mães).




Falando em caro, aí está a moeda deles. O Franco suíço. Achei muito linda as notas, super coloridas e detalhadas, com diferença de tamanho dos valores, como o Euro.


Passeando pelo centro histórico, passamos por uma feirinha típica de flores. Na frente estavam uns velhinhos muito simpáticos fazendo música com roupas típicas e que até posaram pra foto.


Seguimos caminho, e passamos nessa linda construção que é o prédio principal do correio da cidade, e na frente, uma das várias fontes de água espalhadas pela cidade. Essa fonte tem forma de um dragão místico segurando o brasão da cidade e é um símbolo de proteção de Basel.


Muitas, mas muuuuitas lojas de chocolate por todas as ruas. Vitrines enfeitadíssimas e com as mais variadas formas, cores, misturas de chocolates e doces. Sem deixar de lembrar mais uma vez: tudo MUITO caro! hahahaha... O negócio era só olhar mesmo!



A noite, o desejo de niver da Paulinha era comer comida japonesa. Lógico que eu não reclamei. Adooooooro e fazia muito tempo que não comia, afinal a comida japonesa por aqui é também muito cara! Então, passamos comprar e fomos para casa comer.



E de sobremesa, uma torta caprichada de morando, suspiro e chantily que a própria aniversariante fez pra gente. Uma delííííícia! Como vocês podem ver, passar fome foi algo que não estava no cardápio mesmo! hahaha... O que rolou mesmo, foi muita GULA! Também, com tanta coisa gostosa...



E assim, acabamos na sala confortavelmente de barriga cheia, revendo episódios da 4a temporada de Lost! Todos viciados! hehehehe... :)
Parabéns Paulinhaaaaa!!!
Quanto lugar bacana vcs viram neste dia.
ResponderEliminarE quanta comilança...hahaha
Paula...assim vc acostuma mal as visitas.
E que visual essa comida aí.
Eu fiquei com agua na boca só de ver.
Pelo jeito aproveitaram muito mesmo.
Que bom que curtiram ficar juntas e comemorar muito o niver da Paula.
Afinal....nem sempre eh possivel ficar assim juntos e comemorar.
Valeu Cris.
Vejo que você sempre curte muito tudo que faz.
Mais uma registrando tudo e todos para nós vermos e curtirmos por aqui.
beijos da mamis.
Parabéns pra Paula pelo niver no dia 07. Nós ficamos comemorando daqui do Brasil.
beijos pra vc também Paula.