domingo, 14 de febrero de 2010

Praha! Praga! Prague!

Chegou a hora de falar de Praga! :)

Começando pelo nosso primeiro dia na capital tcheca. Aproveitamos a dica de uma amiga e fizemos uma 'free tour' muito bacana, conhecemos boa parte do centro histórico praguense e ficamos todas maravilhadas com a neve. Pois é, foi a primeira vez de todas nós. Agora sim posso dizer que realmente vi neve, pois em Paris só caiu uns floquinhos, já em Praga, outra história, estava tudo branquinho branquinho, o que deixou a paisagem ainda mais linda.


Me apaixonei por esta cidade. Aliás, todas nós adoramos. Definitivamente um lugar que deve ser visitado mais vezes, e pretendo voltar também na primavera ou verão, que também deve ser lindo.

Um pouco sobre Praga:
É a maior cidade da República Checa conhecida também como 'A Cidade das Cem Cúpulas' e 'Cidade de Ouro'. Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, rica por suas contruções arquitetônicas e vida cultural. Está situada na Boêmia central, sobre colinas as margens do Rio Moltava, repleta de lindas e antigas pontes. A ponte principal e mais famosa chama-se KARLUV, traduzindo, Ponte Carlos, que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga.


A Ponte Carlos é a mais velha da cidade, construída a pedido do rei Carlos IV e finalizada no século XV. Nas extremidades da ponte se encontram 3 torres. A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica do mundo. A ponte está decorada por 30 estátuas ao longo de sua extensão. Estas esculturas são em estilo barroco e representam vários santos e patronos venerados naquela época. (as fotos abaixo foram todas feitas em cima da ponte ou chegando nela).



A Praça da Cidade Velha é uma praça histórica localizada entre a Praça Venceslau e a Ponte Charles. Ela é extremamente importante para os tchecos pois nela é possível encontrar prédios em vários estilos arquitetônicos, como a gótica Catedral Týn (estilo gótico) e a igreja de São Nicolau (estilo barroco). Nesta praça também está localizado o antigo prédio do Ayuntamento, e a Torre do Relógio Astronômico.


Este relógio astronômico medieval foi montado na parede sul da Prefeitura Municipal da Cidade Velha, uma das mais populares atrações turísticas praguense.

O relógio, também conhecido como Orloj é composto de três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses e signos do zodíaco.



A Catedral de Týn possui duas torres góticos 'gêmeas' que parecem de longe um castelo. Um dos detalhes curiosos é que ao contrário da maioria das igrejas, que possuem um amplo espaço a sua volta, esta igreja esta cercada por outros edifícios históricos menores. Týn foi erigida no século XIV como a principal Igreja Hussita por um rei chamado Jorge de Podebrady, que inseriu em lugar de honra na fachada, entre as duas torres, um cálice de ouro, um dos símbolos maiores dos reformistas. O cálice representava a comunhão: ao contrário dos católicos os hussitas repartiam o vinho consagrado entre todos os presentes à missa. Dois séculos mais tardes o cálice foi fundido dando origem à imagem de virgem que hoje se avista.




O passado religioso de Praga, tão conturbado quanto seu passado político, simplesmente fervilhou no século XV, quando os críticos da grande corrupção em que a Igreja Católica vivia receberam voz através de um humilde monge, chamado Jan Hus. Seus discursos inflamados acabaram por arrebanhar multidões de insatisfeitos e iniciaram uma revolução política, que resultou em longos anos de batalhas e na formação de uma igreja reformista. Jan Hus foi queimado vivo por suas crenças e 500 anos depois de sua morte, no centro da praça foi construída uma estátua em sua homenagem (estátua da direita na foto abaixo). Hoje a religião pregada por ele é a mais comum no país. Foi um dos grandes inspiradores de Martin Lutero. Na foto abaixo também podem ver a igreja de São Nicolau de estilo barroco (construção branca com duas torres).





Nas fotos abaixo, o Klementinum, um complexo histórico de construções barrocas que abrigada um colégio jesuíta entre os séculos XVI e XVIII. Hoje em dia é sede da biblioteca Nacional. Conhecemos ali a Biblioteca barroca do século XVIII, com mais 20.000 livros e toda decorada com pinturas no teto e retratos importantes dos membros da ordem dos jesuítas. Alucinante! Infelizmente não podia tirar foto. No Klementinum também está aberta ao público a Torre Astronômica (com uma das vistas mais bonitas de Praga, como vocês podem ver nas fotos abaixo), nesta torre desde o ano de 1775 até hoje serve para medir sistemas meteorológicos e fazer previsões climáticas.



A Torre da Pólvora (foto abaixo) é um dos monumentos de Praga que melhor nos mostra sua história como cidade medieval. Essa torre é a única que ainda se mantém em pé das 13 torres defensivas que originalmente formavam uma muralha fortificada de Praga no século XIII, quando foram construídas. É a porta de acesso da cidade desde a Bohemia oriental e foi reconstruída em estilo gótico no ano de 1475, passando por outra reforma mantendo seu estilo em 1886. Essa torre foi o ponto de início da rota real por onde passavam os reis bohemios, recorrendo a cidade medieval de Praga, passando pela Praça da Cidade Velha até chegar até a Ponte Carlos, cruzar o rio Moldava e chegar até o Castelo. Leve esse nome, pois no século XVII foi usada como armazém de pólvora.


Uma das coisas mais legais que encontramos foram as Matrioskas. São bonecas de madeira e um dos principais suveniers vendidos em Praga. Tinha uma mais legal que a outra nessas lojas com uma imensidão de opções! As matrioskas são bonecas originárias da Rússia, mundialmente famosas por terem uma característica muito peculiar: são colocadas umas dentro das outras. A matrioska maior tem na "barriga" uma menor, que por sua vez contém outra menor, normalmente até seis ou sete gerações. Muito provavelmente, as matrioskas representam a fecundidade e as gerações.

3 comentarios:

  1. Nossa....
    Outra experiencia maravihosa....
    Quanta coisa linda.
    Este lugar parece magico.
    Que frioooo!!!!
    Mas a paisagem da neve vale tudo.
    Até passar frio se for o caso...hehehehe
    Valeu Cris.
    Mais uma para sua mala...
    Beijos
    Mamis

    ResponderEliminar
  2. Lindo.. adorei tudo.. a historia.. construçoes.. suviniers.. hahaha
    Tambem quero conhecer praga um dia heheh

    E realmente... com neve esta cidade ficou linda!!
    Beijos maninha... aproveite mto mto mto estas viagensss

    ResponderEliminar
  3. nossa, eu simplesmente fiquei de cara com essa cidade!!

    meu deus, como tudo pode ser tão lindo?!

    eu tb quero ir para praga!! e um dia nós iremos juntos, quem sabe?!

    saudades!!

    bjãooo...

    ResponderEliminar