domingo, 14 de febrero de 2010

Maaaaais um pouco sobre Praga!

Segundo dia em Praga: mais neve e mais frio! Mas isso não foi capaz de estragar nossos dias! Digamos que sofremos um pouquinho, principalmente a Helo, mas graças a Deus todas saímos inteiras! hahahaha!
Em Praga fizemos tudo a pé, nada de pegar taxi, metro, onibus... É tudo muito perto, mas mesmo assim, andamos muito! O que foi gostoso para aproveitar lindas paisagem como esta abaixo de um dos parques próximos a Sinagoga de Jerusalém. :)
Mais uma vez, ficamos todas encantadas com a neve! Apesar de QUASE cairmos algumas vezes, pois em algumas partes o gelo deixa o chão muuuuito liso. Mas a paisagem valia a pena o frio e os sustos. Muito lindo tudo branquinho! Adoramos! :)



A Sinagoga de Jerusalém é um monumento judaico situado na Cidade Velha, fora do bairro judeu, construído em 1905. Impressionante a riqueza de detalhes e elementos modernistas com outros moriscos. Uma das construções mais lindas que eu já vi. Maravilhosa! Pena que estava fechada e não conhecemos por dentro. :( Fica pra próxima, né?


Em Praga não almoçavamos. Tomavamos um café reforçado no hostel e saíamos para nossas caminhadas. No meio da tarde, tomavamos um café. E o chocolate quente, hmmmmmm, super necessário com tanto frio. Uma das guloseimas muito típicas é o cheesecake. Tinha uma variedade de sabores. Neste dia comi um cheesecake com chocolate e maracujá. Uma de-lí-cia! O melhor que eu já comi, sem dúvidas! Só de lembrar dá água na boca! :)


Conhecemos todo o Velho Bairro Judeu neste dia.
Na foto abaixo a Velha-Nova Sinagoga Judia. Surgiu em meados do século XIII e é a sinagoga mais antiga de toda a Europa central. Um dos monumentos mais visitados nesta região, com seu telhado escalonado característico e estilo gótico. Quando fundada, foi chamada de Nova Sinagoga, mas com o tempo, por ser a mais antiga de todas, passou a se chamar Velha-Nova.


Próximo da Sinagoga, logo encontramos o Velho Cemitério Judeu, fundado no século XIV contém cerca de 20.000 tumbas. É um dos cemitérios mais antigos da Europa e um dos mais belos deste estilo. Suas lápides levam inscrições em hebraico e tem estilo barroco ou rococó.
Na foto abaixo, vemos o edifício neo-românico construído como sede para reuniões da comunidade judía. Atualmente abriga uma exposição da Segunda Guerra Mundial e principalmente, sobre o campo de concentração de Terezín.



Na foto abaixo, um relógio com números judáicos situado próximo ao Velho Cemitério Judeu e Velha-Nova Sinagoga.


Ainda no Velho Bairro Judeu, passamos por uma estátua em homenagem a um dos mais importantes e famosos escritores praguenses: Franz Kafka. Logo atrás de sua estátua, se localiza também a Sinagona Espanhola, construída no século XIX, fundada por um grupo de judeus espanhóis que fugiram para Praga de perseguições. O edifício é todo detalhado com elementos dourados e de estilo romântico.


Situado na região denominada de Cidade Nova de Praga, conhecemos o 'Dancing Buildings' construído entre 1992 e 1996 por Frank Gehry e Vladimir Mulunic, é uma construção que chama atenção por seu design moderno que imita a forma de um casal dançando. O edifício é denominado também pelo nome de 'Fred and Ginger'.

Final do dia, temperaturas mais frias e a fome chegando. Adotamos a super dica da minha querida guia Irena! :) Perto do nosso hostel ficava o Restaurante U PRAVDU. Queríamos provar algo da cozinha tcheca que nos falaram muito bem. E acreditamos que não poderiamos ter escolhido melhor.


Todas nós pedimos pratos típicos, ainda com um medinho do desconhecido, mas ao fim da refeição, estavamos todas satisfeitíssimas com nossos pedidos! :) A base da comida tcheca é carne de porco, batatas, cebola e tudo muito bem temperado. Alguns até bem apimentados! O meu prato foi uma mistura maravilhosa de lombo com batatas assadas, cebola e queijo derretido em cima. Estava óóótimo. As meninas também comeram carne com outros acompanhamentos, como pão, massa e até, a Paty encarou uma carne de coelho. :) Tudo muito bom mesmo. E de sobremesa, comemos um típico 'ragamuffin', espécie de uma massa doce com calda de frutas vermelhas e torta de maça. :)

O que nos surpreendeu muito é que em Praga fomos muito bem recebidas em todos os lugares que fomos. A maioria fala muito bem inglês e quando não falam, se esforçam bastante e sempre preocupados se estavamos bem servidas ou não. Muito diferente do que senti em Paris, por exemplo, que achei todos muito mal educados. Até agora, os praguenses foram os mais simpáticos de toda a Europa! :) Ponto pra eles!

3 comentarios:

  1. Viva!!!!

    Parece que todos os lugares em praga são lindos!!!
    Por isto que quando falei pra minh amiga Marlene (muito viajada) que você ia passar seu niver em Praga, ela logo disse: A cidade mais linda que eu já vi.
    E pelas fotos me parece realmente que esse lugar é maravilhoso.

    Vcs devem ter curtido tudo muito mesmo!!!
    Dá pra ver a carinha de cada uma.
    E com recepção boa e comigda ótima fica melhor ainda!!! Quem não gosta de ser bem recebido???

    E quem não gosta de receber 4 gatas maravilhosas para atender???

    Abraços pra todas aí e obridaga por estarem com minha filha.

    Beijos pra todas da mãe da Cris!!!
    E um upa especial pra Cris.

    ResponderEliminar
  2. crissss
    da vontade de comer estes pratos ai...
    Lendo a sua historia.. e oq tinha neles.. ja deu agua na boa.. e quando olhei pra foto entao haha...

    acho q to com fome.. ja faz dias q nao como direito.. pq to com intoxicaçao alimentar... ahahah.. e vai durar mais uns 3 dias segundo a medica...

    masss... adoreiiiiiii a foto d vc imitando o predio do Frank Gehry, parece q contagia neh hahaha...
    Linda esta cidade
    Amo vc!!!!

    ResponderEliminar
  3. cara...

    aquele prédio não é real... é montagem... só pode...

    mto lindo...

    e essas comidas dão, realmente, muita água na boca...

    :P

    ResponderEliminar