
(bandeira de Barcelona)
Bueeeeeeeenas!
Hoje faz exatamente 1 mês que estou em Barcelona, e em comemoração resolvi escrever um pouco sobre curiosidades e costumes da minha nova terrinha... Desde que comecei o blog ainda não disse nada sobre, então, aí vai:

A coisa que eu mais estranhei aqui, são os horários comerciais e das refeições. Os espanhóis costumam tomar café da manhã por volta das 10h, e o almoço é geralmente as 14h, 14h30...
A maioria das lojas fecham entre 13h30 e 16h30 ou 17h... Cansei de me programar pra comprar coisas, chegar na loja e estar fechada! hehehe.. Agora já aprendi! E então, as lojas abrem novamente depois das 16h30, 17h e fechando as 20h, 20h30 em média. Esse horário é porque aqui eles têm o costume de fazer a sesta, ou melhor, o famoso 'bodinho' depois do almoço, né? Sem falar que eles valorizam esse tempo para almoçar numa boa, sem ter que sair correndo, muitas vezes ver a família e aproveitar mais o tempo. Veja se não é ótimo? Isso sim é qualidade de vida! heheheh... Outra coisa ma-ra-vi-lho-sa, é que o fim de semana começa um pouco antes, já na sexta-feira, pois muitos lugares como agências, escolas, algumas empresas não trabalham pela tarde (exceto comércio). Eeeee maravilha! :)
Bom, outra coisa curiosa, que eu ainda não acostumei e esqueço muitas vezes é que para cumprimentar as pessoas aqui, são dados dois beijos. E não um só como no Brasil... hehehe.
Quando você é convidado para ir a casa de alguém, geralmente tem que levar algo 'de presente'. O mais comum é levar vinho ou uma sobremesa. Não é algo muito diferente do Brasil, que também acontece muito esse tipo de coisa, mas aqui, se você não o faz, é meio que uma 'desfeita'. Eles tem muitas frescurinhas também, de a visita não poder se servir da comida na mesa, tem que esperar o anfitrião servir as pessoas, ou então, se forem amigos mais intímos tem que esperar o dono da casa dar um 'sinal verde' para atacar a comida! hehehehe...
No geral, acho que as pessoas daqui de Barcelona são um pouco fechadas. A maioria muito secos ou grossos. É muito comum ser mal atendido em restaurantes, mercados, bares... Além de serem catalãos, que como muita gente diz que isso é coisa de Barcelona mesmo, que isso é caracteristica do povo da Catalunya, que é mais orgulhoso e tal... Diz a lenda que é porque aqui o seguro desemprego é alto e ótimo, e as pessoas não ligam de serem despedidas. Deve ser real mesmo, pois quando vamos nos mercados principalmente, o que não falta é atendente mal educada e grossa... Mas, já acostumei com esse jeito tosco do espanhol mesmo... Não dá pra generalizar também, pois também já conheci muitos espanhóis gente boa e com muita disposição e vontade de ajudar.
O mais curioso de Barcelona pra mim é que é uma cidade com muuuuitos idosos, mas muitos mesmo! Por todos os lugares que vamos, sempre tem muitos velhinhos. E o que me intriga é que Barcelona é uma cidade tão moderna e tão jovem, mas com uma população muito grande de terceira idade. É curioso andar na rua e observar a maneira das pessoas se vestirem, suas roupas e seus cabelos... my god! os cabelos das espanholas, principalmente, eu não sei como algumas tem coragem de fazer certas coisas... é tintura, cores de todos os tons, cortes tortos, metade do cabelo com dread, outra metade raspado, franja no meio da testa, alguns 'estilo chitonzinho e xororó', bizarrices não faltam! Muitas vezes parece que quanto mais louco ou mais descabelado estiver, melhor! hehehe... Piercings e tatuagens são muuuuito comuns e ninguém parece se incomodar com isso, diferente do Brasil que muitas vezes você passa por maloqueiro. Pricipalmente piercings no rosto, geralmente na região da boca ou nariz. Aqui, pessoas com piercings e tatuagens estão trabalhando em todos os lugares desde bares, restaurante a lojas de roupas, mercados, eletronicos, etc, não existe nenhum preconceito, ao meu ver. Casais gays, aqui também existem muitos, e andam nas ruas com a maior naturalidade. Não que em Curitiba já não acontecesse isso, mas aqui é muito mais frequente, e as pessoas também não parecem ficar incomodadas ou notando muito. É simplesmente diferente, outra cultura. É tudo muito livre, acho que aqui cada um tem seu espaço para se expressar e ser da maneira que quiser.
Barcelona é base de gente do mundo todo. Não saio um dia sequer de casa sem ouvir línguas diferentes por aí, nas ruas, no metro, no onibus. Gente de todos os cantos, de todas as raças. Barcelona é a capital da Catalunya (mapa abaixo), com 1,7 milhões de habitantes, mas contando com a área metropolitana, Barcelona tem em média 3,2 milhões de pessoas.

Barcelona tem um serviço de transporte ótimo! Linhas de metro e onibus para todos os cantos e muito bem servido. Eu e a Paty moramos do ladinho da Estação CLOT que tem opção da linha vermelha L1 e da linha roxa L2. Agora que não sou uma pessoa mais tão sedentária, não tenho mais carro, eu só ando a pé, metro e onibus. Mas sabe que isso tá fazendo um bem pras pernas e pra saúde! hahahaha... :) O único ponto ruim é que os onibus só funcionam até as 22h, e o metro até a meia noite. Somente na sexta, que tem metro até as 2h e no sábado que é 24h. Curitiba nesse ponto ganha pontos, pois tem serviço de transporte todos os dias, todas as noites...

O clima também me agrada muito. Agora está esfriando um pouco mais, variando entre 15º e 18º todos os dias. Quase nunca chove. Aliás, desde que eu cheguei só choveu 2 vezes, que eu tenha visto! Mas o clima é gostoso e praticamente todos os dias tem sol. O ruim é quando tem vento, que é muuuito gelado e dá uma sensação termica mais baixa ainda. Agora que é inverno, amanhace mais tarde, por volta das 7h15 e está anoitecendo super cedo... As 17h, 17h30 já está ficando escuro. Isso é estranho! Mas pelo menos, diz que no verão compensa e anoitece só 21h30, 22h! :) Porque agora, o dia parece voar! Passa muito rápido e de repente já é noite novamente! hehehe...
Bueno, acho que já escrevi bastante né? Vou deixar mais blábláblás pra outra hora!
Saudadeeees do Brasiiiiil, sil, sil...
Estou adorando viver aqui, é realmente uma cidade ótima para morar, mas não dá pra dizer que é melhor que o Brasil, simplesmente são 2 coisas muito diferentes, duas culturas, duas nações... Assim como aqui existem muitas vantagens, também há desvantagens em relação ao Brasil, e vice-versa. O importante é conhecer e experimentar um pouco de cada! Viver de tudo um pouco! :) Não rola desmerecer o nosso Brasilzão que tem muito potencial.
Ya está! Hasta luego mis queridos!!! :)