



Para chegar até o castelo, encaramos uma escadaria de uns 300 degraus, se não me engano, mas chegando ao topo, a vista é simplesmente maravilhosa! :)



O Castelo encontra-se na Colina Hradcany, local onde foi fundada a cidade, que domina a capital na margem esquerda do Rio Moltava.
O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade. Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitado pelos reis da Bohemia. Em seu interior encontra-se a Catedral de São Vito, Torre da Pólvora, Palácio Real, Torre Daliborka, Convento e Basílica de São Jorge, Palácio Lobkowicz e a Viela Dourada (ou Rua de Ouro). O Castelo de Praga ocupa uma área superior a 72,5 mil m². Por causa disso é considerado, conforme o Guinness World Records Book, o maior castelo do mundo.


Antigamente, era uma fortificação que dominava a região, de onde se permitia controlar todas as embarcações que passavam pelo rio. Foi moradia de vários reis na antiguidade e após, se tornando residência oficial de alguns Presidentes de República a partir de 1918.
Presenciamos também a troca de guardas do Castelo. Muito bacana!


A Catedral de San Vito e de Venceslau (fotos abaixo) é o ponto dominante do conjunto, e consiste na própria representação do estado Tcheco. Sua construção levou quase 600 anos. Nela, até 1836, eram coroados os reis do país. Também na catedral, reis, príncipes, imperadores e (futuros) santos eram cremados. Seus restos mortais até hoje estão ali. Também na catedral estão guardadas as jóias da coroa.






Abaixo, a Viela Dourada ou Rua de Ouro, denominada assim devido a muitos ourivez que moravam aí no século XVII. Essa rua parece de brinquedo, as casinhas são todas pequenas e com portas baixinhas. Na casa azul, de número 22, foi onde morou Franz Kafka por alguns meses. Uma graça esse lugar, também nas dependências do castelo. E quando passamos aí estava nevando. Deu um toque especial pra nossa visita. :)



Nas fotos a seguir, a vista maravilhosa da cidade de Praga lá do miradouro do Castelo. Simplesmente lindo! Praga realmente é um lugar que, vindo para a Europa, não deve deixar de ser visitado. Eu definitivamente quero voltar! :)








Provei ali um queijo brie, também indicado pela Irena, uma delícia mesmo! E tomamos a cerveja tcheca mais famosa, a Pilsner Urquell. Aprovadíssima! :)


E como não poderia faltar, uma sobremesa típica também: o MEDOVNIK, um bolo de mel recheado com nozes e coberto com chantily... Tudo muuuuuito bom!


E assim, acaba nossa aventura fria, medieval e doida por Praga. Adoramos! Voltamos pra casa super cansadas, pois não sei, talvez tanto frio e tanta caminha exigiu muito de nossas energias, mas o saldo final do fim de semana foram 4 garotas muito felizes com o passeio todo. :) E é claro, muitas fooootos e alguns suveniers fofos! :)