lunes, 11 de enero de 2010

Petit Trianon (Château de Versailles)


O Petit Trianon é um palácio localizado no interior dos jardins do Château de Versailles, construido no século XVIII pelo Rei Luís XV para a sua amante, a Madame de Pompadour.



Quando Luís XVI subiu ao trono, ofereceu o Petit Trianon à sua esposa Maria Antonieta desta forma: "Vós amais as flores, Senhora, tenho um bouquet a oferecer-vos. É o Trianon." Maria Antonieta empreendeu numerosas obras no palácio e no seu domínio.

Nos fundos do palacete (foto abaixo) há um jardim, com lago artificial (que estava com a superfície semi-congelada no dia que tirei as fotos! friiiio!) e um pavilhão de festas, chamado de pavilhão Francês, onde Maria Antonieta costumava receber os seus convidados em dias de bom tempo e onde ninguém, nem mesmo o seu marido, podia entrar sem a sua permissão. Entre os convidados apenas se encontrava uma elite seleccionada por Maria Antonieta.



O Jardim inglês ao redor do Petit Trianon abriga 'O Belvedere' ou 'Salão de Música': um pequeno pavilhão em forma octogonal (foto abaixo), coroado por uma cúpula escondida por uma balaustrada. Abre-se por quatro portas às quais se acede por quatro escadarias guardadas por esfinges. Os ornamentos do topo das portas, com motivos de caça e jardinagem, alternam com os baixos-relevos dos topos das janelas representando as quatro estações. O chão está pavimentado com mármore, decorado com arabescos pintados.



Maria Antonieta mandou construir também no parque do Petit Trianon, uma pequena hameau (aldeia). Onde havia um lago artificial e onze cabanas com hortas, pomares e pequenos jardins cercados e um farol. A mais importante destas casas é a Maison de la Reine (Casa da Rainha) ao centro de todas.


Adorei conhecer tudo isso, e pretendo um dia estar aí novamente, de preferência na primavera ou verão que deve ficar ainda mais lindo com as cores das árvores e flores. Mas só assim, já valeu muito a pena! É um lugar ma-ra-vi-lho-so e tranquilo. Pena que o tempo voa e não deu pra ficar mais tempo lá curtindo tantas coisas bonitas e caminhos pelos jardins e aldeias.

1 comentario:

  1. Nossa.. é um lugar mto lindo mesmo!!
    Quanta historia..
    quanta coisa bonita!
    E realmente na primavera deve ficar lindo pela cor das arvores hehe!!
    Beijocas manita

    ResponderEliminar